IV Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica


Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /home/customer/www/sbno.com.br/public_html/wp-content/themes/sbno/classes/SBNO.php on line 1971

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/customer/www/sbno.com.br/public_html/wp-content/themes/sbno/classes/SBNO.php on line 1973

A SBNO realizou o IV Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica que ocorreu simultaneamente com a VII Jornada Internacional de Nutrição Oncológica e VII Jornada Luso-Brasileira de Nutrição. O evento teve como discussão principal o tema “Nutrição Oncológica – A Longevidade e o Câncer”, dias 29 e 30, no Hotel Royal Tulip Rio de Janeiro, em São Conrado.

A abertura foi realizada por Luis Fernando Bouzas, coordenador de Assistência do INCA; Elido Bonomo, presidente do Conselho Federal de Nutricionistas; Maria Isabel Correia, presidente da federação Latino América de Nutrição parenteral e enteral; Maria Paula Alves, coordenadora do Departamento de Nutrição do Instituto Português de Oncologia; José Eduardo Aguillar, presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral; e Nivaldo Pinho, chefe da Divisão de Apoio Técnico do HC I, presidente do evento e da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica.

Bouzas parabenizou a organização pela iniciativa e as parcerias internacionais pela união em prol do desenvolvimento da saúde, por intermédio da expansão científica, e citou sua participação na primeira comissão de nutrição do INCA: “Na década de 1980 começamos a discutir e estabelecer as primeiras normas para organizar essa atividade dentro do envolvimento multidisciplinar no tratamento de câncer”, relatou.

Durante o Congresso foram lançadas duas publicações do INCA: A ‘Segunda Edição do Consenso de Nutrição Oncológica’, que traz recomendações nacionais atualizadas sobre as condutas terapêuticas nutricionais para pacientes com câncer; e ‘Inquérito Luso-Brasileiro de Nutrição Oncológica’, levantamento investigativo feito em 44 instituições do Brasil e 6de Portugal sobre o estado nutricional do paciente oncológico idoso, ambas construções lideradas pelo Serviço de Nutrição e Dietética do HC I.

Segundo Nivaldo Pinho: “Estes documentos garantem oportunidades a todos na construção de políticas para as melhores práticas nutricionais assistenciais ao paciente com câncer no Brasil que é na verdade a garantia de equidade ao paciente do SUS”.


Mesa de debates do IV Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica discutiu a questão da longevidade e o câncer


Luis Fernando Bouzas realizou a abertura do evento e citou sua participação na primeira comissão de nutrição do INCA

O Consenso Nacional de Nutrição Oncológica 2ª edição é uma construção coletiva realizada por dezenas de Instituições que assistem ao paciente com câncer no Brasil. O documento traz a revisão das recomendações nutricionais ao paciente oncológico nas diferentes fazes da doença e do tratamento, adulto e pediátrico.

Acesse o link abaixo para baixar o documento.

Nivaldo Barroso de Pinho

Presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica

Consenso Nacional de Nutrição Oncológica 2ª edição

Faça seu Login

O Site da SBNO mudou. Gere uma nova senha.

Caso seja seu primeiro login no novo site, por favor gere uma nova senha usando seu e-mail de cadastro para poder entrar.

GERAR NOVA SENHA