A marca IBNOPE foi projetada pensando nos conceitos de criança, apoio e nutrição!
A LOGO é composta por um símbolo e um lo gotipo que apresenta a sigla “IBNOPE”, além de uma inscrição com o nome do Inquérito Brasileiro de Nutrição Oncológica em Pediatria. O símbolo apresenta exemplos de alimentos saudáveis dispostos de forma a representar o mapa do Brasil. Dentro deste mapa vemos a figura de uma criança de mãos dadas a dois adultos (sem distinção de gênero e raça, para representar todas as pessoas). Todo o desenho foi criado com traços fazendo alusão a um desenho feito por uma criança. No logotipo, vemos o mesmo estilo na sigla “IBNOPE”. E por fim, a inscrição com o nome do Inquérito vem em uma fonte mais limpa e arredondada para ficar harmônica com os demais elementos da marca.
A marca apresenta uma profusão de cores próprias do universo infantil e dos alimentos:
O amarelo representa o universo infantil e é a cor própria do laço símbolo da luta contra o câncer infantil. Está presente na figura da “criança” e, juntamente ao verde e azul presentes nas outras figuras humanas, integra as 3 cores da bandeira brasileira; O roxo e o laranja presentes no logotipo, junto ao amarelo, também rementem ao universo infantil.
Segundo a Professora Doutora Patrícia Padilha: “É um estudo inovador, que mapeará pela primeira vez no Brasil dados do estado nutricional de crianças e adolescentes com câncer, com amostra representativa das 5 regiões do Brasil. O IBNOPe trará importante retorno social, e foi idealizado pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO), com parceria na liderança do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro”.
Para este estudo multicêntrico longitudinal, foram selecionados 13 centros de referência para o tratamento do câncer infantil, com amostra final de 723 pacientes com dados longitudinais de avaliação nutricional durante a hospitalização. Os pesquisadores envolvidos destacam a importância desse instrumento de avaliação nutricional para detecção precoce do risco nutricional, contribuindo para intervenções oportunas na prática clínica.
Assistam os principais resultados que foram apresentados no link abaixo:
http://meet.google.com/wgf-bxkf-ndh
Nivaldo Barroso de Pinho
Presidente da SBNO