A primeira turma do curso preparatório


Warning: array_intersect(): Expected parameter 2 to be an array, null given in /home/customer/www/sbno.com.br/public_html/wp-content/themes/sbno/classes/SBNO.php on line 1971

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/customer/www/sbno.com.br/public_html/wp-content/themes/sbno/classes/SBNO.php on line 1973

A primeira aula ocorreu no dia 16/04/2016 tendo como docentes a Professora Dra Maria Cristina Gonzalez e o Professor Dr Zenio Norberto.

 A professora Maria Cristina Gonzalez, ministrou conteudos sobre a fundamentação da triagem e avaliação nutricional no paciente oncológico e sua importância como fator modificador de prognóstico.  E levou os alunos a adquirirem conhecimentos, que os habilitam a:

– Identificação do risco nutricional no paciente oncológico através dos instrumentos adequados e realização da avaliação nutricional no paciente oncológico utilizando métodos objetivos e subjetivos.

 Os conteúdos programáticos incluiram:

-Importância da desnutrição no paciente oncológico; como identificar risco nutricional no paciente oncológico; métodos de avaliação nutricional no paciente oncológico. Métodos objetivos e subjetivos de avaliação nutricional no paciente oncológico, e como a composição corporal pode auxiliar a avaliação nutricional do paciente oncológico.

 IMG_9337.JPGIMG_9335.JPG

O Professor Zenio Norberto com sua equipe nos brindou com sua larga experiencia teorico-prática na determinação do gasto energético basal através da calorimetria indireta, mostrou a importância de deter conhecimentos dos métodos de avaliação de gasto energético e composião corpórea. Disse: “A real medida do gasto energético de repouso e a composição corpórea do paciente denotam informações essenciais para a ideal avaliação física, prescrição dietética e acompanhamento nutricional desse até sua eventual alta. E que os processos extremados de agressões orgânicas e metabólicas vivenciados pelos pacientes com câncer imprimem a necessidade de um cuidado multidisciplinar ainda mais zeloso, onde a calorimetria indireta (c.i.) e a bioimpedância (bia) têm o seu devido lugar.”

IMG_9342.JPG

Nos trouxe os princípios para compreensão dos métodos que inclui: a Caloria, energia, leis da termodinâmica; História da c.i.; Princípios da c.i.; Indicações e limitações do método; Definições de gasto energético e quociente respiratório; Equações preditivas versus c.i.; Underfeeding e overfeeding; Uso da c.i. no câncer; Princípios da bia; Diferentes tecnologias em bia (monofrequencial, multifrequencial, tetrapolar, octapolar, corpórea total, segmentar); Bia como ferramenta de análise corpórea, uso e armadilhas; Bia, uso ambulatorial e uso hospitalar; Bia como ferramenta de análise do ângulo de fase e suas implicações; Uso da bia no câncer.

O curso preparatório para a prova de título de especialista compreende 8 módulos contínuos, sua inscrição fica permanentemente aberta, o que significa que o aluno poderá ingressar no curso quando for de seu interesse. Teremos a prova para o Título de Especialista todo ano. Em 2016 será no nosso V Congresso Brasileiro de Nutrição Oncológica em Belo Horizonte, MG, 16 a 18 de novembro 2016.

IMG_9330.JPG

Esta é a primeira turma. Ainda há tempo de fazer parte dela…..Venha fazer História!!!!!!!  Venha obter o Título de Especialista em Nutrição Oncológica pela SBNO.

Faça seu Login

O Site da SBNO mudou. Gere uma nova senha.

Caso seja seu primeiro login no novo site, por favor gere uma nova senha usando seu e-mail de cadastro para poder entrar.

GERAR NOVA SENHA